top of page

O que significa a camiseta do extremista que ameaçou Nikolas

  • Foto do escritor: Neriel Lopez
    Neriel Lopez
  • 12 de set.
  • 2 min de leitura

ree

Preso nesta quinta-feira (11) após ameaçar o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) de morte, o estudante Adalto Gaigher apareceu na delegacia vestindo uma camisa que chamou a atenção de internautas. O traje faz referência ao filme de anime The End Of Evangelion (1997), criado pelo diretor japonês Hideaki Anno.

Em linhas gerais, a obra foi produzida para dar um final mais objetivo à série Neon Genesis Evangelion (1995-1996), que gerou insatisfação nos fãs por não mostrar um desfecho concreto.

O enredo do anime se passa em um mundo pós-apocalíptico, 15 anos após um evento chamado Segundo Impacto, que devastou a humanidade. Nesse contexto, a organização NERV cria os Evangelions (Evas), que são robôs gigantes controlados por jovens para proteger os humanos de criaturas chamadas Anjos.

O protagonista se chama Shinji Ikari, um adolescente introvertido e com dramas emocionais que é incumbido de pilotar o mais poderoso dos robôs: o EVA-01. A produção usa o enredo como forma de abordar temáticas como medo, solidão, relações, conflitos familiares e o sentido da existência.

O título Neon Genesis Evangelion combina três termos: “Neon”, que significa “novo” em inglês; “Genesis”, que quer dizer “começo” ou “origem”; e “Evangelion”, palavra grega para “boa-nova” ou “Evangelho”. A escolha do nome remete à ideia de salvação: os robôs são chamados “Evangelions” justamente por representarem a esperança da humanidade diante da ameaça dos Anjos.

Já o filme The End of Evangelion pode ser traduzido como “O Fim de Evangelion” ou “O Desfecho de Evangelion”. A obra mostra as batalhas finais entre os robôs e os anjos, e coloca o protagonista, Shinji, diante de uma decisão capaz de determinar o futuro da humanidade.

Por meio desse roteiro, o universo da obra remete a conceitos como apocalipse, religião, filosofia, psicologia e existencialismo.


ADALTO GAIGHER

Gaigher foi preso nesta quinta-feira (11), no Espírito Santo, após ameaçar de morte o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). O parlamentar reagiu à prisão com um joinha nos stories do Instagram. Mais cedo, ele esteve no estado, acompanhado por escolta armada.

A ameaça ocorreu na última quarta-feira (10), quando Gaigher escreveu no X:

– Nikolas, eu vou te matar a tiros.

Adalto é aluno do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus de São Mateus, interior do estado. A publicação foi feita no mesmo dia em que o comentarista conservador Charlie Kirk, aliado do presidente Donald Trump, foi assassinado durante um debate em uma universidade em Utah, nos Estados Unidos.

 
 
 

Comentários


bottom of page