top of page

Verstappen vence GP do Catar e título da F1 será decidido em Abu Dhabi

  • Foto do escritor: Neriel Lopez
    Neriel Lopez
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

ree

Max Verstappen, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio do Catar neste domingo (30), à frente de Oscar Piastri, da McLaren. O líder do campeonato, Lando Norris, também da McLaren, terminou apenas em quarto, adiando a decisão do título mundial para a última corrida em Abu Dhabi, no próximo domingo (7).

Verstappen se beneficiou da tática superior de sua equipe, aproveitando o período inicial do safety car para trocar os pneus, algo que os carros da McLaren não fizeram. Norris agora tem apenas 12 pontos de vantagem sobre Verstappen e 16 sobre Piastri, com 25 pontos ainda em disputa em Abu Dhabi. Para ser campeão, basta chegar em quarto na prova que decidirá o Mundial. Isso graças a um erro de Andrea Antonelli no fim, que permitiu ao britânico ultrapassá-lo. Se tivesse terminado em quinto no Catar, o líder teria que ser o segundo colocado no domingo que vem para não depender de outros resultados.

A corrida marcou também a frustração de Oscar Piastri, que tinha tudo para fechar um fim de semana perfeito em Lusail. Após conquistar a pole position, vencer a sprint e largar novamente na frente na corrida principal, o australiano liderava o GP quando, na sétima volta, uma escolha estratégica da McLaren mudou o rumo da disputa. A equipe — já campeã antecipada do Mundial de Construtores — optou por não aproveitar a entrada do safety car para realizar a primeira parada obrigatória, deixando Piastri e Norris como os únicos pilotos a permanecerem na pista.

A decisão se mostrou equivocada e permitiu que Verstappen assumisse vantagem decisiva. Piastri ainda conseguiu segurar o segundo lugar, mas viu o tetracampeão ultrapassá-lo na classificação. “Realmente não acertamos a estratégia. Pilotei o mais rápido que pude. Não tinha mais o que eu pudesse fazer”, disse o piloto, que agora soma 392 pontos, contra 396 de Verstappen e 408 de Norris.

Questionado se se arrependia de não ter parado nos boxes sob bandeira amarela, Piastri foi direto: “Depois do que aconteceu, obviamente deveríamos ter parado. Mas vamos discutir internamente.” Para conquistar o título, o australiano depende agora de uma combinação de resultados na etapa final.

Apesar do resultado, Piastri destacou que o desempenho geral no Catar foi positivo. “Não foi de todo ruim. Foi um fim de semana muito bom, mas é difícil de engolir um resultado como esse”, afirmou.

 
 
 

Comentários


bottom of page