Escola de São Paulo é vencedora de prêmio de melhores do mundo
- Neriel Lopez
- 30 de set.
- 2 min de leitura

A Escola Estadual Parque dos Sonhos, localizada em Cubatão, município do Estado de São Paulo, ganhou o Prêmio de Melhores Escolas do Mundo 2025 (World’s Best School Prizes 2025) na categoria ‘Superação de Adversidades’. O anúncio da conquista da instituição pública de ensino fundamental foi feito nesta terça-feira (30).
“Na Escola Estadual Parque dos Sonhos, aprendemos que o conhecimento deve caminhar de mãos dadas com a não violência, construindo pontes, e não muros. Acreditamos que a verdadeira educação liberta, acolhe e promove a dignidade do ser humano. Assim como o ódio se aprende, o amor também”, disse Regis Ribeiro, diretor da rede de ensino.
A premiação, organizada pela T4 Education, visa reconhecer e divulgar as práticas exemplares de escolas que impactam positivamente a vida de estudantes dentro e fora da sala de aula. Ao parabenizar a Escola Estadual Parque dos Sonhos pela conquista, Vikas Pota, fundador da T4 Education e dos prêmios de melhores escolas do mundo, destacou a importância da premiação na superação de futuros desafios.
“Precisamos de líderes que possam enfrentar os maiores desafios do século 21, do colapso climático à revolução da IA, da guerra à necessidade, do populismo ao preconceito. Acima de tudo, precisamos de líderes que reconheçam que no centro de todas essas questões cruciais está o esclarecimento de uma educação de qualidade. É em escolas como as aqui vencedoras que os líderes em todo o mundo podem encontrar as respostas de que precisam”, disse ele.
Desde 2022, os cinco prêmios do World’s Best School Prizes 2025 destacam as escolas mais inspiradoras e inovadoras do mundo. São eles:
Colaboração Comunitária;
Ação Ambiental;
Inovação;
Superação de Adversidades;
Apoio a Vidas Saudáveis;
Escola Estadual Parque dos Sonhos
Localizada em um complexo habitacional de baixa renda no município de Cubatão, a área é marcada por alta vulnerabilidade, com incidências frequentes de violência e vandalismo. “Os alunos historicamente abandonaram seus estudos devido à criminalidade, desafios com infraestrutura básica e falta de engajamento dos professores e da comunidade em geral”, segundo a instituição.
Para reverter esse cenário, a rede de ensino adotou uma abordagem pedagógica inovadora, baseada em princípios humanistas e na não violência, aliada a atividades extracurriculares capazes de fortalecer vínculos e estimular a participação.
“Única em São Paulo a adotar esse modelo, a Escola Estadual Parque dos Sonhos promove uma aprendizagem inclusiva que une qualidade educacional a uma cultura de paz, impulsionando a transformação social”, afirma a instituição de ensino.
No projeto, os professores visitam as casas dos alunos para compartilhar a visão e os planos da escola com suas famílias e preencher a lacuna entre a escola e a comunidade. Desde a implementação do novo modelo, a matrícula de alunos cresceu 500%, e não houve registros de vandalismo desde 2021. Atualmente, estão em andamento 21 projetos liderados por estudantes, todos voltados para a valorização do ser humano, o fortalecimento da aprendizagem e a transformação social. “A força dessa metodologia também inspirou outras instituições: mais de 20 escolas da região já adotaram práticas desenvolvidas pelo Parque dos Sonhos, comprovando que um modelo pedagógico com a não violência em seu cerne é capaz de mudar vidas”, acrescentou a escola.














Comentários