Casal Justus processará professor da UFRJ após ataques
- Neriel Lopez
- 7 de jul.
- 3 min de leitura

O casal Ana Paula Siebert e Roberto Justus divulgou um vídeo neste domingo (6) para anunciar que irá processar o professor Marcos Dantas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que sugeriu uma “guilhotina” contra Vicky Justus, de 5 anos, filha dos empresários.
A fala foi feita após a publicação de fotos da criança usando uma bolsa de grife avaliada em R$ 14 mil.
– Só guilhotina… – escreveu ele ao responder um internauta que citava os bolcheviques da Revolução Russa.
Justus disse que trabalha há mais de cinco décadas e já empregou milhares de pessoas, sempre pagando impostos. Igualmente sua esposa que é influenciadora digital e, inclusive, explicou que bolsa questionada não foi comprada por eles, mas um presente que ela ganhou.
– Quando a crítica boba, tudo bem. Mas instigar a morte, a violência e o ódio? (…) O que mais me chocou é que veio de um professor – disse Ana Paula, que repudiou o discurso de ódio gratuito contra uma criança.
– Um professor universitário, que deveria das exemplo, deveria ensinar os jovens. Ele joga o tema de uma forma tão desproporcional – declarou Justus, criticando a luta contra classes que tem aumentado nas redes sociais pela extrema-esquerda.
– A gente nunca ligou para críticas, mas dessa vez nós vamos atrás dos nossos direitos, já acionei o nosso jurídico – declarou o empresário.
Além do professor, outras pessoas que comentaram com ataques criminosos contra a pequena também serão processados.
Casal recebeu apoio de parlamentares.
No vídeo, vários parlamentares deixaram mensagens de solidariedade ao casal, entre eles os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Julia Zanatta (PL-SC).
– Fiquem firmes e que seja feita justiça. Sua família é linda e merece todo apoio – disse o parlamentar mineiro.
Zanatta, que também já foi alvo de ataques de ódio, se pronunciou:
– Minha solidariedade. Que Deus proteja essa família linda. Esquerdistas são invejosos e frustrados. O episódio demonstra a psicopatia.
Docente que atacou família Justus foi do governo Lula
O professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), Marcos Dantas, já integrou um dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O docente virou assunto neste fim de semana, após sugerir “guilhotina” contra Vicky Justus, de 5 anos, filha do empresário Roberto Justus.
Dantas fez parte de uma secretaria no primeiro mandato de Lula. A informação foi levantada pelo site O Antagonista, por meio de consulta ao curículo do professor.
– Já exerceu os cargos de Secretário de Educação a Distância do MEC (2004-2005), Secretário de Planejamento e Orçamento do Ministério das Comunicações (2003) e integrou o Conselho Consultivo da ANATEL, entre outras funções públicas – diz o texto.
Ainda de acordo com o levantamento, a relação de Dantas com o governo Lula incluiu ajuda na elaboração de seus programas e participação na equipe de transição.
Em seu perfil na rede social X, Marcos Dantas se apresenta como “líder do ComMarx-Grupo Marxiano de Pesquisa em Informação, Comunicação e Cultura”.
UFRJ se exime sobre docente que sugeriu guilhotina em criança
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) se pronunciou sobre o professor Marcos Dantas, que sugeriu o uso de “guilhotina” contra Vicky Justus, de 5 anos, filha do empresário Roberto Justus. A manifestação, no entanto, foi “tímida”, se limitando a um story no Instagram, no fim da noite deste domingo (6).
A universidade se eximiu de qualquer responsabilidade sobre declarações do docente, uma vez que ele é aposentado desde 2022.
– As postagens publicadas pelo mesmo em suas redes sociais digitais expressam suas opiniões pessoais. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Escola de Comunicação da UFRJ (ECO) repudiam qualquer tipo de expressão de pensamento que incite à violência ou agrida a terceiros – diz a nota.
– A UFRJ é uma instituição historicamente comprometida com a construção de um projeto de Nação, através do Conhecimento e da Ciência; baseia-se na defesa dos valores humanistas, na educação, na democracia e no diálogo em prol do Brasil – completou.
A declaração polêmica de Marcos Dantas foi feita após uma postagem com fotos de Vicky usando uma bolsa de luxo avaliada em R$ 14 mil.
A fala gerou revolta e levou a influenciadora Ana Paula Siebert, mãe de Vicky, a anunciar que irá processar Dantas. Ela disse que o caso já está com seus advogados e pediu que usuários denunciem o professor nas redes.
A publicação faz parte de um ensaio fotográfico familiar. Vicky aparece com uma bolsa da marca Fendi, modelo Peekaboo pequena, na cor laranja, vendida no Brasil por sites de grife. Após a repercussão, o perfil do professor foi retirado do ar.














Comentários