top of page

Lula atribui alta do dólar a uma “especulação contra o real”





O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a atribuir a alta do dólar a uma “especulação contra o real”, após a moeda americana fechar nesta segunda-feira (1°) a R$ 5,65, a maior cotação desde 10 de janeiro de 2022. As declarações ocorreram em entrevista à Rádio Sociedade, em Salvador (BA), nesta terça (2).


– É um absurdo! Veja, obviamente que me preocupa essa subida do dólar. É uma especulação. Há um jogo de interesse especulativo contra o real neste país – declarou.


Na sequência, Lula afirmou que volta a Brasília para uma reunião nesta quarta (3), “porque não é normal o que está acontecendo”. Segundo ele, o governo tem que agir em relação à situação sobre a suposta especulação contra o real.


– Nós temos que fazer alguma coisa. Eu não posso falar aqui o que é possível fazer, porque, se não, eu estaria alertando os meus adversários – declarou Lula.


O real apresenta o pior desempenho entre seus pares latino-americanos. Na segunda, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou crer que o patamar de câmbio vá se acomodar e que a situação do dólar se reverta, à medida que os processos de decisão sobre gastos do governo forem concluídos.

Comentários


bottom of page